A Aegea busca garantir o mais alto nível de transparência e ética em suas atividades. Para divulgar e apoiar todas as iniciativas da empresa e de suas concessionárias, estabelecemos um Programa de Compliance que promove uma cultura de integridade com base nos valores e no Código de Conduta da Aegea.

O Programa de Compliance é conduzido pela Diretoria de Integridade, responsável também pelas investigações internas por meio do Canal de Ética. Para garantir independência e atender as melhores práticas, a Diretoria de Integridade responde para o Conselho de Administração do Grupo Aegea.

A Aegea trabalha o Compliance baseado em três pilares que norteiam o sistema e promovem atitudes éticas e íntegras em nossa rotina.

PREVENÇÃO

É o pilar mais importante e está voltado à identificação e mitigação de riscos antes que eles se concretizem. Está relacionado ao estabelecimento de políticas, procedimentos e controles, com apoio de comunicação, treinamentos contínuos com ações de integridade na cadeia de valor e relacionamento com stakeholders. Visando perpetuar a cultura de um ambiente íntegro pautado nos princípios da ética, respeito, justiça, responsabilidade e inspiração.

DETECÇÃO

Vai além do Canal de Ética. Engloba mecanismos de identificação de condutas inadequadas ou potenciais violações por meio de diferentes instrumentos, como avaliações de riscos, investigações internas, monitoramento, análise de indicadores, entre ouros mecanismos. Seu objetivo é esclarecer fatos, promover a verdade e fortalecer a confiança na organização, sempre com respeito aos envolvidos.

CORREÇÃO

É a resposta a eventuais falhas identificadas nos processos de detecção. Envolve a aplicação de consequências e medidas disciplinares, conforme a gravidade e o contexto da infração, bem como a revisão de processos e controles para evitar reincidências de gaps. A correção deve ser ágil, proporcional e orientada à melhoria contínua do Programa de Integridade.

POLÍTICAS E CÓDIGO DE CONDUTA

Foram desenvolvidas políticas de Compliance, que regulamentam cada item com rigor de detalhes e os desdobram em várias regras práticas. O objetivo é deixar claro o que pode e o que não pode ser feito, pois são procedimentos que fazem parte da rotina das operações. Uma agenda intensa de comunicação e treinamentos é feita permeando todas as localidades de atuação. Todos os colaboradores recebem um Código de Conduta impresso e têm acesso a materiais online, como vídeos de conscientização para incentivar a adoção das práticas recomendadas.

Arquivo Tamanho Visualizar
Código de Ética e Conduta - Colaboradores (PDF) 4 MB
Código de Conduta - Parceiro de Negócio (PDF) 8 MB
Política de Consequências e Medidas Disciplinares (PDF) 138 KB
Política de Cumprimento do Código de Conduta (PDF) 99 KB
Política de Doações, Contribuições e Patrocínio (PDF) 114 KB
Política de Uso do Canal de Ética (PDF) 111 KB
Política de Brindes, Presentes e Hospitalidades (PDF) 617 KB
Política Integrada de Compliance, Antissuborno e Anticorrupção (PDF) 709 KB
Política Integrada de Compliance, Antissuborno e Anticorrupção - Versão Resumida (PDF) 99 KB
Política de Transação com Partes Relacionadas (PDF) 183 KB
Política de Proibição a Extorsão e Pagamento de Facilitação (PDF) 199 KB

ISO 37001

Quando se trata de serviços públicos prestados por empresas privadas, a qualidade da gestão, a transparência financeira e as políticas de Compliance, fazem a diferença. A Aegea deu passo importante sobre o tema em dezembro de 2018, quando se tornou a primeira empresa de saneamento a receber a certificação NBR ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno.

A ISO 37001 utiliza como base aspectos abordados na legislação de combate à corrupção do mundo inteiro. As empresas certificadas mantem um sistema de gestão comprovadamente capaz de enfrentar os riscos relacionados às práticas de suborno, com padrão reconhecido internacionalmente.

A Diretoria de Integridade, responsável por implementar as medidas que alcançaram a certificação, utiliza como ferramenta palestras, treinamentos presenciais e online, implantação de políticas, além de metas arrojadas para mensurar os avanços. O compromisso com a ética e a integridade por parte dos colaboradores, bem como o endosso da alta liderança da companhia na execução do programa, são também fundamentais para o resultado alcançado.

A certificação ISO 37001 foi renovada em 2021 e, recentemente, em 2024, com validade até dezembro de 2027. Durante esse período, a empresa passará por novas auditorias para garantir a manutenção do selo e reafirmar seu compromisso contínuo com a ética e a integridade.

Aegea

Estrutura Governança e ComplianceA Aegea aderiu ao Movimento Transparência 100%, por meio da Carta-Compromisso assinada pelo CEO da empresa e confirmada pelo Pacto no dia 11/09/2023. A Diretoria de Integridade é a representante da Companhia na Plataforma Anticorrupção e segue responsável pela gestão da pasta do Movimento junto ao Pacto Global.

A Rede Brasil do Pacto Global da ONU organizou 7 movimentos que compõe o Ambição 2030 e impulsionam as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), sendo um deles o “Movimento Transparência 100%” (https://www.pactoglobal.org.br/movimento/transparencia100porcento/). Os movimentos foram criados para endereçar as principais questões enfrentadas hoje no país e convidam empresas a se conectarem e movimentarem ações conjuntas pelo Brasil.

As metas já estão pré-definidas pelo movimento, mas a ordem de cumprimento e prazos marco de cada meta são definidas pela empresa ao aderir ao movimento. O Movimento estabelece, ainda, que as informações serão consideradas cumpridas, quando tornadas publicadas pela empresa, mas a forma fica a critério da empresa, podendo ser periódica por meio de painéis próprios, relatórios anuais, etc.

As metas são:

  • Meta 1 – 100% de transparência das interações com a Administração Pública
  • Meta 2 – Remuneração 100% íntegra da alta administração
  • Meta 3 – 100% da cadeia de valor de alto risco treinada em integridade
  • Meta 4 – 100% de transparência da estrutura de Compliance e Governança – Clique e  confira: Estrutura-Governanca-e-Compliance.pdf
  • Meta 5 – 100% de transparência sobre os canais de denúncias – Clique e confira: Canal de Ética_MovimentoT100_Aegea_2024

Sendo que o objetivo é 1 meta alcança até 2023, 2 metas alcançadas até 2025, 3 metas alcançadas até 2027 e 5 metas alcançadas até 2030.

CANAL DE ÉTICA DO GRUPO AEGEA

Reforçando sua atuação transparente e íntegra em todos os seus negócios, o Grupo Aegea estabeleceu um Canal de Ética. Por meio dele, colaboradores, fornecedores, clientes e demais públicos de relacionamento, podem registrar, anonimamente, alegações e preocupações em relação a atitudes que violem o Código de Conduta e a legislação vigente no país. Os contatos são consolidados por empresa independente e encaminhados para análise do Comitê de Ética e Investigação.

Todas as denúncias são tratadas de forma confidencial e sigilosa, não trazendo qualquer exposição ao manifestante. É simples, seguro e anônimo, e disponibiliza a opção de acompanhar o andamento da denúncia.

O atendimento é realizado 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. A ligação é gratuita e não é necessário se identificar.

Atendimento Telefônico

Para dúvidas e denúncias relativas ao Código de Conduta do Grupo Aegea, ligue para o telefone  0800 591 0923. Para acessar a Ouvidoria, responsável por atender demandas de clientes, acesse o site de sua concessionária.

 

Atendimento Online

Clique aqui para acessar o site, em seguida escolha a opção desejada, preencha os campos e faça a sua denúncia.

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